Romeu Tosello Filho

Romeu Tosello Filho (1948-2002)Nasceu no bairro do Ipiranga, na capital paulista, aos 17 de maio de 1948. Filho de imigrantes europeus, a espanhola Salvadora Domingues Tosello e o italiano Romeu Martins Tosello, teve dois irmãos: Ricardo e Lisete.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, trabalhou muitos anos como oficial de justiça.

Aos 28 anos, conheceu a Doutrina Espírita. Espírito alegre, sensível e generoso dedicou grande parte do seu tempo ao trabalho voluntário: exerceu atividades no CVV Samaritanos e no Instituto Fraternal de Laborterapia (instituição de apoio aos dependentes químicos), além de trabalhar na Rádio Boa Nova de Guarulhos e em muitas Casas Espíritas , respectivamente em programas radiofônicos e palestras doutrinárias.

Casou-se com Rosa Maria Carleto Tosello, e tiveram dois filhos: Daniel e Erica.

Foi por meio da cunhada, Terezinha Carleto, deficiente visual, que Romeu conheceu a Divulgação Braille Casimiro Cunha – departamento do GEEM – cuja finalidade é a divulgação da Doutrina Espírita para os deficientes visuais. Assim, em 1990, iniciou o maravilhoso trabalho de gravação das obras doutrinárias em fitas-cassete, hoje substituídas pelos CDS. Exerceu essa atividade durante 12 anos, evidenciando sua determinação e coração imenso ao doar sua voz e levar a luz da Doutrina Espírita a tantos irmãos deficientes visuais.

Em 2002, nosso querido Romeu foi chamado a regressar à Pátria Espiritual, colhendo merecidas alegrias espirituais em função da pessoa que sempre foi. Atualmente, na espiritualidade, continua seu trabalho inspirando as nossas atividades, com especial atuação junto à Biblioteca do Livro Falado.

Com nossos corações agradecidos, rogamos a Jesus, nosso Divino Mestre, o ampare e ilumine, envolvendo nosso companheiro em bênçãos de luz e paz. Que ele possa colher os frutos do intenso trabalho realizado em benefício de tantos irmãos.

Um abraço saudoso de todos os companheiros do GEEM – Divulgação Braille Casimiro Cunha!