Revista Comunicação #205 – Janeiro/Março 2014

Leia nossa edição digital

Download no formaro ePUB

Download no formaro MOBI

Editorial

Caro leitor.

A revista Comunicação inicia 2014 com a coluna A Palavra de Emmanuel, que nos traz importantes ponderações que podem orientarnos ante os desafios de mais uma jornada que se inicia.

Apresentamos também, nesta edição, mais um ‘caso’ ocorrido na conhecida peregrinação que Chico realizava aos sábados, nos bairros mais simples da periferia de Uberaba.

Vale a pena conhecer o que aconteceu nessa aflitiva situação descrita por Chico Xavier, na presença de Romeu Grisi.

Esse fato singular passou despercebido ao longo do tempo, mas merece destaque. Os personagens que o vivenciaram tomaram novos rumos, atendendo aos compromissos que a vida nos impõe na Terra, mas o testemunho de Romeu Grisi permanece.

É evidente nesse episódio a intervenção do Plano Espiritual, utilizando o ectoplasma do Chico, sem cuja presença tornar-se-ia impossível, naquelas circunstâncias, resgatar a criança às águas do poço.

Também, pela lavra mediúnica do saudoso médium de Deus, ofertamos ao leitor amigo o belo poema de Auta de Souza, que suplica a Jesus nos conceda as primícias do Novo Ano que principia, socorrendo o ‘velho mundo atormentado’!

A doce poetisa potiguar, falecida no início do século passado, muito jovem ainda, deixa-nos entrever, em seus escritos terrenos, a amargura da perda de entes queridos, a dor e a saudade, sublimadas pela fé inabalável que a fez retornar do Plano Espiritual com sua bela rogativa ao Senhor.

Desejamos a você, leitor amigo, boa leitura, com os votos de muita paz e renovados êxitos espirituais neste ano novo, sob as bênçãos de Jesus e de nossos Benfeitores Espirituais.

 

Caio Ramacciotti
GEEM – Grupo Espírita Emmanuel
São Bernardo do Campo, 1° de janeiro de 2014

A Palavra de Emmanuel

(O pensamento do mentor espiritual de Chico Xavier a respeito de temas da atualidade: conselhos e ponderações sobre as atribulações de nossos tempos.)

Preparando o Amanhã

Se já percebeste que o berço não é o início e que o túmulo não é o fim, não desprezes a preparação do amanhã, a fim de que não se interrompa a tua caminhada para diante…

Planta o bem agora, para que o bem te felicite depois.

Somos infinitamente insignificantes para abranger, por enquanto, as dimensões totais do Universo. Amebas pensantes, apesar dos lauréis da inteligência que já nos assinalam a vida, não podemos ainda apreender toda a largueza do horizonte que nossos olhos contemplam a enorme distância.

Seres humildes, situados ainda no começo da escala que nos conduzirá à compreensão da verdade integral, achamo-nos inabilitados a supremas definições…

Mas, o bem será invariavelmente o guia que nos orientará o passo na jornada, a fim de que o “agora” dilua as sombras do pretérito, acendendo a luz que brilhará para a nossa felicidade no grande futuro.

Na realidade todos nos colocamos no Eterno Presente.

O instante que passa é a nossa oportunidade valiosa de realizar.

Entretanto, analisemos a qualidade da nossa realização, porque o Hoje imperecível se alargará nos círculos do tempo, convertendo- se em amanhã, compelindo-nos a recolher a alegria ou o sofrimento, os espinhos e as flores que estivermos semeando…

Assim sendo, permaneçamos atentos à grande mensagem do Céu que flui na Terra, através do ensinamento de todos os grandes instrutores do mundo, mensagem que em todos os santuários nos exorta à bondade, que é fundamento da Eterna Lei.

O mal é desequilíbrio que nos constrange à recuperação, desarmonia que nos convoca ao reajuste, treva que nos induz à demora indefinida nas aflições purgatoriais…

O bem, contudo, é a subida para o Trono da Sabedoria e do Amor e, movimentando-nos dentro dele, atingiremos a edificação plena da Consciência Cósmica, dentro da qual alcançaremos, com Jesus, a divina ressurreição, após desvencilharmo-nos da cruz de nossos compromissos com as experiências inferiores.

Desse modo, prepara o teu veículo do porvir desde agora, situando o vaso de teus sonhos no forno do trabalho, no bem incessante, para que o fogo na luta digna, através do esforço próprio e do próprio sacrifício, te aperfeiçoe as esperanças e fixe o teu sublime ideal, porque, assim, o teu corpo de amanhã será um carro leve, subtil, em que o teu espírito avançará, com mais segurança, na direção da Grande Luz.

 

(Do livro Vida e Caminho – F.C.Xavier/Emmanuel, Edição GEEM)

Na “Peregrinação”

Desde a mudança de Chico para Uberaba, todos os sábados ele se reunia com elementos de seu grupo e os amigos espíritas, para realizar a caminhada em visita aos lares carentes na área onde hoje se estende a maior parte do Parque das Américas.

O pessoal se postava diante do centro espírita, em que Chico atuava, localizado no loteamento ainda pouco habitado, com casas espalhadas e sem iluminação pública.

O médium chegava, detinha-se alguns minutos para os cumprimentos, em seguida faziase uma prece e iniciava-se a caminhada para as primeiras visitas.

Em uma das vezes que estivemos na “peregrinação” — nome dado àquelas caminhadas — soubemos que, no sábado anterior, alguns meninos das cercanias também acompanhavam o grupo.

Entre as traquinagens com seus coleguinhas, um deles acabou por cair num poço que estava sendo aberto.

Em meio à consternação causada, Chico logo soube e pediu que se providenciasse uma corda. Enquanto esperavam por ela, ficaram em prece.

O local estava escuro, mal se via o buraco do poço. Quando a corda chegou, foi lançada ao fundo e o menino, agarrando-se a ela, foi retirado são e salvo. Aparentemente tudo acontecera de forma natural.

No dia seguinte, contudo, alguém, para tirar dúvidas quanto ao que presenciara, conseguiu ter em mãos a mesma corda usada na véspera e repetiu seu lançamento à luz do sol, a fim de verificar até onde ela chegava.

Qual não foi sua surpresa ao constatar que sua extensão alcançava um pouco mais da metade da profundidade do poço, visto ser esta bem maior do que se pensara na véspera.

E o garoto não sofrera nenhum dano!…

A testemunha que nos contava a extraordinária ocorrência pediu-nos discrição, pois o médium não queria que se divulgasse o fato.

É fácil entender o cuidado de Chico ante o fenômeno que ocorrera, pois, se divulgado, seria considerado como miraculoso pela população das cercanias, dando uma conotação que não interessava ao trabalho junto às famílias carentes.

E, para os amigos espíritas, vindos dos mais distantes pontos do país, a “peregrinação” era também uma aula ao vivo de como praticar a caridade, enfatizando o contato direto com os necessitados. O médium sempre insistia no mister de estarmos próximos dos desfavorecidos da vida, para nos melhorarmos na vivência do Evangelho de Cristo.

Lembramo-nos com muitas saudades das “peregrinações” de que participamos.

Parecia-nos estar nos tempos apostólicos, descritos por Emmanuel, em suas obras centradas naquela época, pelas altas e indescritíveis vibrações que sentíamos, caminhando ao lado do missionário, com sua simplicidade, sempre jovial e amorável, dando o ensejo de nos aproximarmos mais dele, a envolver-nos em sua aura.

Sabíamos, no entanto, que Chico, naqueles momentos, como que procurava apagar a grandiosidade de seu espírito, ligado às Esferas Superiores, para estar fisicamente mais próximo de todos nós, em nome do amor cristão, coroando suas amizades.

A caminhada consistia em singelos procedimentos à porta das casas a serem atendidas.

Lia-se um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo, iluminado por um lampião do tipo “Petromax”, geralmente equilibrado na cabeça de um jovem da equipe formada para esse mister.

Depois da leitura, entremeada de ligeiros comentários, e dos diálogos do médium com elementos da família visitada, procedia-se à entrega de um farnel contendo gêneros alimentícios.

Em certo sábado em que dela participávamos, na última casa a ser visitada, Chico pediu a um rapazola para que proferisse a prece do Pai Nosso. Enquanto ele orava com dificuldade, era observado por nós, pois constatávamos tratar-se de criatura doente, com certo grau de debilidade.

Em seguida, Chico indaga da avó que se encontrava ao seu lado:

— Como vai o nosso menino?

A senhora respondeu no linguajar local:

— Ah! Ele anda meio apavorado. Não sei por que, Chico, ele dá umas risadas esquisitas.

Sem mais nem menos, ele solta gargalhadas. Eu fico até assustada…

O médium, então, pergunta ao jovem:

— Você vê alguma coisa, meu filho?

— Não, respondeu ele.

— Então, por que você ri?

— Eu rio porque me dá uma alegria!

No rosto dos circunstantes pairava uma indagação, mas o diálogo encerrou-se ali.

Ao nos afastarmos alguns passos do local, Chico comentou:

— Nosso amigo lembra-me Inácio de Antioquia, mártir do Cristianismo.

Conduzido a Roma, amarrado, com os pulsos sangrando, alegra-se ao contemplar o porto de Óstia. Depois da caminhada pela Via Ápia, que separava o porto da capital do Império, ao se aproximar da magnificente Roma, sente-se dominado por grande contentamento e põe-se a rir.

O centurião, que conduzia a leva de prisioneiros, não se contendo diante da estranha atitude do jovem, indaga-lhe:

— Você está louco? Ri quando está sendo levado ao martírio no circo?

Responde-lhe Inácio:

— Se os homens houveram por bem construir uma cidade tão bela como esta, imagino a cidade que me aguarda no Céu!

E o médium concluiu:

— Creio que o jovem da casa que acabamos de visitar, dentro de seu mundo interior, pensa assim quando se ri:

— Se este povo — que não sofre — tem coisas tão boas, imagino o que está reservado para mim, que sofro!…

Naquele sábado, voltamos para o centro sentindo o coração repleto das alegrias transmitidas pelos exemplos do missionário de Cristo, alegrias essas somadas ao privilégio de privar algumas horas com ele, pois nunca tivemos dúvidas da distância espiritual que nos separa de sua magnitude.

Sentimos a liberdade de nos expressar dessa forma porque hoje Chico não está mais conosco. Sua missão vitoriosa fê-lo galgar novos páramos nas Esferas de Luz de onde veio.

 

(Do livro Inesquecível Chico – Romeu Grisi/Gerson Sestini Ed. GEEM)

Rogativa

Volta, ainda, Senhor, à sombra densa
E acende a Tua luz eterna e pura
Nos caminhos de treva e desventura,
Dominados de dor e de descrença!…

Não repares, Jesus, a pedra, a ofensa…
Vem, mesmo assim, às sendas de amargura
E estende as mãos à mísera criatura
Que se perde, sem rumo, em noite imensa!

Nas estradas de lágrimas e dores,
Eis que esperam por Ti os sofredores,
Sequiosos do pão que os reconforte.

Ainda um vez, perdoa, Mestre Amado,
E atende ao velho mundo atormentado
No torvelinho de miséria e morte.

 

Auta de Souza
(Do livro Vereda de Luz – F. C. Xavier/Espíritos diversos – Ed. GEEM)

Notícias

1) Lançamento GEEM! Ignez e Pedro.
Já circula no mercado livreiro, desde início de dezembro de 2013, o novo lançamento do GEEM, Ignez e Pedro, romance histórico que retrata a vida de Inês nos dez últimos anos que precederam sua decapitação.

2) Edição Especial – Biografia de Chico Xavier.
Em dezembro passado, como presente de Natal, o GEEM lançou também uma edição especial da Revista Comunicação, com sintética e inspirada biografia de Chico Xavier. Os interessados podem solicitar- nos por email, telefone ou endereço de contato, que enviaremos gratuitamente um ou mais exemplares desta edição.

3) Campanha espírita nos cemitérios.
A Campanha Educativa “A Vida Continua” realizou em Brasília-DF visita aos cemitérios locais, no dia 2 de novembro passado (conforme divulgado pelo site www.vinhadeluz.com.br), esclarecendo os familiares saudosos que a vida continua. Excelente iniciativa!
O GEEM disponibiliza há décadas mensagens de conforto, recebidas por Francisco Cândido Xavier, para serem distribuídas nos cemitérios, no dia de finados. Basta que os grupos interessados no-las solicitem, de preferência com trinta dias de antecedência, para podermos atender adequadamente às solicitações. Não há quaisquer despesas.

4) Vida em outros planetas.
A Globonews (www.globonews.com.br), em edição de 5 de novembro de 2013, apresentou oportuno estudo de Cássio Barbosa. Eis, em síntese, a reportagem que o leitor poderá ver com mais detalhe no site acima citado:

“O telescópio espacial Kepler nos deixou uma lista com 3.538 candidatos a planeta e 167 planetas confirmados. Isso sem falar nos bancos de dados que vão se tornando públicos de tempos em tempos. Análises dessas informações já mostraram que estrelas com planetas são a maioria na Galáxia, demonstrando que eles são muito mais comuns do que se imaginava.
Mas, nesta segunda-feira (4/11/2013) saiu um dos resultados (preliminarmente, diga-se) mais surpreendentes da missão Kepler: um time de 3 astrônomos encontrou um resultado muito interessante: mais de 20% das estrelas parecidas com o Sol possuem um planeta parecido com a Terra na zona habitável!
Os resultados do Kepler são por si só muito interessantes, mas também contribuem para delinear com números realistas a famosa Equação de Drake. Não se lembra dela? Essa equação foi proposta por Frank Drake, em 1961, como uma forma de estimar a probabilidade de se encontrar uma civilização extraterrena capaz de se comunicar conosco. Na verdade, essa equação tem a intenção de enumerar as variáveis envolvidas e que precisam ser estimadas para se ter uma noção das chances de haver civilização avançada na Galáxia. Por exemplo, qual o número de estrelas que têm planetas, ou o de planetas aptos a suportar vida, e por aí vai. Essa equação costuma ser tratada como uma equação de nossa ignorância a respeito destas variáveis.
Só que o Kepler, indiretamente, está dissipando nossa ignorância. Com seus resultados até agora, já temos números concretos sobre a taxa de estrelas formadas na Via Láctea (7 por ano), o número de estrelas que podem ter um sistema planetário (quase 100% delas) e agora o número de estrelas que têm condições de suportar vida (5% mais ou menos). Planetas em zona habitável não significa que ele seja habitável, mas, como diz meu antigo orientador: Por que não esperar por vida espalhada pela Galáxia? A vida é uma praga, ela pode se espalhar por todo canto!”

Recordamos ao leitor que a vida em outros mundos, ou outros planetas, é a posição espírita, conforme nos ensina Kardec e nos exemplifica o astrônomo Camille Flammarion, o conceituado contemporâneo do Codificador.

Nossas Atividades

I – Departamento Editorial Batuíra

Divulgação da vida e obra de Francisco Cândido Xavier
– Livros e Revista Comunicação®
– Centro de Estudos Chico Xavier
– Divulgação Braille Casimiro Cunha

Reuniões Espíritas:
– Centro Espírita Maria João de Deus
São Bernardo do Campo (2ªs e 6ªs às 20h)

Programa No Limiar do Amanhã (sábados às 19 horas)
– Rádio Morada do Sol São Paulo-SP – (AM-1260 khz)
– Rádio Morada do Sol Araraquara-SP – (AM-640khz)

II – Departamento Filantrópico Nosso Lar

Atendimento a famílias e gestantes:

Internet: www.geem.org.br
E-mail: geem@geem.org.br
Telefones: (11) 4109-7960 e (11) 4109-7122

Expediente

REVISTA COMUNICAÇÃO

Copyright 2015 by GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2857
Caixa Postal 222
São Bernardo do Campo – SP (09720-971) — BR

Tel: (11) 4109-7960 | 4109-7122

Diretor: Caio Ramacciotti
Jornalista Responsável: Mário Augusto R. Vilela
Colaboração: Vivaldo da Cunha Borges – in memoriam

COMUNICAÇÃO®
Registro/INPI sob o nº 006.359.167 – prorrogado em 2006.
Matrícula – Lei de Imprensa/sob o nº 41.071

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer meios, tais como: eletrônicos, e-mail, mecânicos, por fotocópia, gravação ou outros, sem a permissão expressa e escrita do titular dos direitos autorais.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

Quarta Capa

img200