Revista Comunicação #206 – Edição Especial

Leia nossa edição digital

Download no formaro ePUB

Download no formaro MOBI

Editorial

Caro leitor.

O GEEM, há 60 anos, divulga a vida e obra de Francisco Cândido Xavier, tarefa que nos enobrece.

Para que você saiba como era ele em sua simplicidade, com alegria lhe oferecemos essas páginas: um pequeno resumo biográfico de sua vida, carinhosamente intitulado ‘O Filho de D. Maria’, fruto do profundo carinho e gratidão que dedicamos ao abnegado médium mineiro.

Trata-se de um presente de coração para coração, na esperança de que possamos todos compartilhar as bênçãos do Mais Alto, que generosamente se derramam dessa alma bendita. Que o Mestre nos ampare e fortaleça para que tenhamos a força precisa e a coragem necessária, a fim de reescrevermos a própria história com mais amor e bondade, paciência e humildade, inspirados nos exemplos que Chico nos deu.

 

Caio Ramacciotti
GEEM – Grupo Espírita Emmanuel

O Filho de D. Maria

Naqueles tempos, havia uma pequena cidade no interior do Brasil, que chamava a atenção dos viajantes pela beleza dos campos, das flores e das aves, sobretudo das garças, que, de tão numerosas, transformavam o cenário bucólico em expressiva obra de arte.

E foi nesse vilarejo simples e belo, que, há muitos anos atrás nasceu Chico, o oitavo filho de D. Maria e do Sr. João.

A vida já não era fácil naqueles tempos, e, já aos 5 anos, o pequeno Chico conhece estranha educadora, que o acompanharia ao longo de sua vida, talhando o jovem para as lides futuras. Era a dor batendo à sua porta.

Morre D. Maria, e o pobre pai, sem condições de manter o Lar, vê-se na difícil situação de separar os filhos, para que pudessem receber os cuidados necessários de amigos e parentes.

Chico foi morar com sua madrinha, criatura transtornada e doente, que tornou a vida do menino um suplício. Nessa época, ele conheceu a vara de marmelo, as garfadas na barriga, a fome constante e humilhações sem fim.

Fato curioso ocorreu nessa época. Buscando fugir das tormentas na casa da madrinha, o pequeno se refugiava no jardim e, em preces constantes, pedia a Deus que o ajudasse.

Numa destas ocasiões, ele vê, pela primeira vez, o espírito de sua mãe. D. Maria o reconforta e aconselha para que fosse sempre obediente e humilde e tivesse paciência, pois em breve um ‘anjo bom’ viria socorrê-lo.

Algum tempo depois, Sr. João casa-se novamente e, para alegria de Chico, a primeira providência da madrasta foi trazer as crianças para morar com eles e reunir novamente os irmãos.

As dificuldades financeiras eram grandes, mas o carinho e a bondade da nova mãezinha, D. Cidália, transformaram aqueles tempos em lembranças felizes.

Chico sempre foi muito religioso. Fazia suas preces, ia à missa, comungava, participava das procissões, mas continuava vendo e conversando com o espírito de sua mãe.

O menino Chico crescia, e a mediunidade também. Por volta dos 10 anos ele já via e ouvia outros espíritos e ficava longas horas conversando com eles durante as madrugadas.

Certamente, isso lhe trouxe problemas, porque ninguém acreditava nele e alguns até imaginavam que o pobre ‘não estivesse bem da cabeça’. A madrasta, o seu ‘anjo bom’, o tranquilizava e orientava a confiar sempre em Deus.

Além dos estudos que realizava no período da manhã, Chico também trabalhava. Começou aos 10 anos numa fábrica de tecidos e, quando concluiu o curso primário, passou a trabalhar em tempo integral na venda de seu padrinho.

E a vida prosseguia com novas responsabilidades…

Quando contava 17 anos, uma de suas irmãs adoeceu, e foi chamado um casal espírita para ajudar a socorrê-la, já que o problema era de ordem espiritual. Realizou-se, assim, a primeira reunião espírita na casa da família Xavier.

Nesta noite, o espírito de D. Maria se manifesta e pede ao filho que comece a estudar O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, porque em breve a bondade Divina lhe mostraria seus novos caminhos.

E assim foi…

Logo depois, Chico e o irmão José Cândido fundam o Centro Espírita Luiz Gonzaga e, sob a inspiração de sua mãe, iniciam as tarefas doutrinárias e evangélicas. A mediunidade de Chico desenvolvia-se cada vez mais, pura e cristalina.

Quando D. Cidália faleceu foi o jovem Chico, ainda com 17 anos, que tomou para si a responsabilidade de cuidar dos irmãos, para que não fossem novamente separados e levados a lares desconhecidos.

Os anos se seguiam repletos de trabalho, muita luta, paciência e humildade.

Até que numa tarde, próximo a um açude, enquanto Chico fazia suas orações, amparado pela sombra das árvores, recebeu inesquecível visita, que transformaria sua vida por completo.

Um espírito enérgico, mas simpático e bondoso, aproximou-se do jovem Chico, agora com 21 anos, e, após longa conversa, o convidou para trabalhar na mediunidade com o Evangelho de Jesus. Ele seria sempre amparado pela Espiritualidade Superior, mas teria que trabalhar, estudar e esforçar-se no bem.

Esse foi o primeiro encontro de Chico com seu protetor espiritual, Emmanuel, que o acompanharia ao longo de sua última existência, orientando o trabalho do médium.

Disciplina foi sempre uma constante em seu apostolado.

Após o trabalho como datilógrafo, que exerceu até aposentar-se no serviço público, Chico se ocupava em visitas aos enfermos, atendimento aos necessitados, comparecia às reuniões no Centro Espírita e, à noite, dedicava- se ao trabalho de recepção das mensagens e livros elaborados por Benfeitores Espirituais.

Iniciou-se, então, gigantesca tarefa de intercâmbio entre o Céu e a Terra, na qual Chico, com sua extraordinária capacidade de sintonia com centenas de mensageiros espirituais, foi instrumento para gerar obras de elevada concepção moral e educativa.

A mensagem espírita-cristã da Imortalidade veio dilatar o entendimento dos ensinamentos evangélicos e iluminar os corações em sofrimento, trazendo paz e reconforto.

Nunca aceitou para si qualquer oferta material pelo trabalho efetuado, doando aos mais necessitados as lembranças e presentes que recebia. Todos os direitos autorais dos livros que psicografou foram doados a editoras e casas assistenciais.

Foram 92 anos de doação ininterrupta!

Espírito humilde e generoso, exemplo de renúncia e dedicação, Chico literalmente viveu o Evangelho.

Distribuiu amor e verdade, paz e alegria por onde andou, deixando-nos a coragem precisa para reavaliarmos valores, sentimentos e hábitos.

Que Jesus ilumine e abençoe sempre essa alma querida em todo o seu esplendor.

Esta é a história do menino Chico, que se tornou tão grande que iluminou o mundo, assim como o outro filho de Maria, que o inspirou sempre e que vela por nós há mais de dois mil anos.

 

Cristina Modé

Alegria

Alegria é o cântico das horas com que Deus te afaga a passagem no mundo. Em toda parte, desabrocham flores por sorrisos da natureza e o vento penteia a cabeleira do campo com música de ninar.

A água da fonte é carinho liquefeito no coração da terra, e o próprio grão de areia, inundado de sol, é mensagem de alegria a falar-te do chão.

Não permitas, assim, que a tua dificuldade se faça tristeza entorpecente nos outros.

Ainda mesmo que tudo pareça conspirar contra a felicidade que esperas, ergue os olhos para a face risonha da vida que te rodeia e alimenta a alegria por onde passes.

Abençoa e auxilia sempre, mesmo por entre lágrimas.

A rosa oferece perfume sobre a garra do espinho, e a alvorada aguarda, generosa, que a noite cesse para renovar-se diariamente, em festa de amor e luz.

 

Meimei
(Mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier.
Do livro Ideal Espírita – edição CEC.)

Nossas Atividades

I – Departamento Editorial Batuíra

Divulgação da vida e obra de Francisco Cândido Xavier
– Livros e Revista Comunicação®
– Centro de Estudos Chico Xavier
– Divulgação Braille Casimiro Cunha

Reuniões Espíritas:
– Centro Espírita Maria João de Deus
São Bernardo do Campo (2ªs e 6ªs às 20h)

Programa No Limiar do Amanhã (sábados às 19 horas)
– Rádio Morada do Sol São Paulo-SP – (AM-1260 khz)
– Rádio Morada do Sol Araraquara-SP – (AM-640khz)

II – Departamento Filantrópico Nosso Lar

Atendimento a famílias e gestantes:

Internet: www.geem.org.br
E-mail: geem@geem.org.br
Telefones: (11) 4109-7960 e (11) 4109-7122

Expediente

REVISTA COMUNICAÇÃO

Copyright 2015 by GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2857
Caixa Postal 222
São Bernardo do Campo – SP (09720-971) — BR

Tel: (11) 4109-7960 | 4109-7122

Diretor: Caio Ramacciotti
Jornalista Responsável: Mário Augusto R. Vilela
Colaboração: Vivaldo da Cunha Borges – in memoriam

COMUNICAÇÃO®
Registro/INPI sob o nº 006.359.167 – prorrogado em 2006.
Matrícula – Lei de Imprensa/sob o nº 41.071

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer meios, tais como: eletrônicos, e-mail, mecânicos, por fotocópia, gravação ou outros, sem a permissão expressa e escrita do titular dos direitos autorais.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

Quarta Capa

GEEM