Revista Comunicação #224 – Dezembro 2017 / Março 2018

Leia nossa edição digital

Download no formaro ePUB

Download no formaro MOBI

 
A Palavra de Emmanuel

(O pensamento do mentor espiritual de Chico Xavier a respeito de temas da atualidade: conselhos e ponderações sobre as atribulações de nossos tempos.)

Súplica do Livro

Amigo:
Atende-me para que te possa atender.

Não me dilaceres o corpo, nem me relegues ao canto escuro da prateleira morta.

Trago-te o ensinamento de todas as épocas na palavra da ciência, na mensagem da filosofia e na revelação da fé.

Em minha companhia penetrarás, sem alarde, os santuários da arte e da cultura, da sublimação e do progresso.

Sou alma, pensamento, esperança e consolo…

Ampara-me e dar-te-ei o tesouro do Amor e da Sabedoria.

Auxilia-me, e auxiliar-te-ei.

Na claridade que me envolve, elevarás a experiência de cada dia, encontrarás horizontes novos e erguerás o próprio coração para a vida mais alta.

Apoia-me a caminhada na direção do futuro e receberás comigo, no porvir imenso, a luz da Imortalidade em nossa destinação de Filhos da Luz.

Emmanuel

(Cura, Francisco Cândido Xavier/Espíritos Diversos. Edição GEEM.)

Chico Xavier nas Bibliotecas Públicas Municipais

Oh! Bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia…
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!
Castro Alves, O Livro e a América

O Plano Espiritual atua, pela intuição, com muito mais frequência do que imaginamos. Um exemplo?
Em uma manhã de agosto passado, envolvido em apreensões, enquanto caminhava pelos corredores do GEEM, eu meditava, absorto nas responsabilidades que assumimos quanto à divulgação da obra de Chico Xavier, especialmente dos quase cem títulos que o querido apóstolo de Jesus nos cedeu.
Os tempos difíceis, emoldurados pela violência, por cataclismos, pelo ódio, que distancia criaturas da mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, visitavam-me o pensamento, levando-me a indagar:
— O que fazer para que essas páginas de luz recebidas por Chico atenuem a angústia dos corações em sofrimento, ante a dura realidade por que passamos nestes atribulados dias? Creio que alguém ‘do lado de lá’, em resposta, me tenha intuído claramente, quase a me ordenar:
— Coloque os livros do Chico nas bibliotecas públicas do país, pois, em suas páginas, pontificam ensinamentos do Mestre.
Organize coleções com 50 títulos e as ofereça, sempre com gratuidade, à coordenação das milhares de bibliotecas públicas dos municípios brasileiros.
Em pensamento, indaguei ao Benfeitor:
— E os recursos para tudo isso, Rolandão?
A réplica foi imediata e firme:
— Problema do GEEM!… A Espiritualidade ficará satisfeita se vocês enviarem às bibliotecas entre 1.000 e 2.000 coleções.
Pensei: tal sugestão significa a remessa de 50 a 100 mil exemplares, e meu desejo era retrucar:
— Fácil assim?
Expus o ocorrido aos pares de nosso grupo. Pusemo-nos em acordo e buscamos, não sem dificuldade, a solução prática para o início da nova tarefa.
Já no dia nove de agosto passado entregamos as primeiras coleções, após telefonemas e e-mails para a coordenação das bibliotecas públicas de algumas cidades dos estados do Sul, do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Resultado: de agosto a novembro foram enviadas mais de 1.000 coleções, o que nos levou a reeditar, em caráter de urgência, dezenas de livros do acervo GEEM, possibilitando-nos manter o número básico de 50 obras por coleção e entregar 50.000 exemplares ao leitor das regiões citadas.
Vale destacar que muitos municípios com mais de uma biblioteca requisitaram número maior de coleções. O exemplo mais evidente veio da capital paulista: 52 coleções foram solicitadas pela coordenadora das bibliotecas públicas de São Paulo!
Os mapas que se seguem dão ideia dos municípios já atendidos.
É claro que os telefonemas e e-mails prosseguem, e, no decorrer do ano próximo, nossa atenção se voltará aos municípios do Nordeste, Norte e Rio de Janeiro. O GEEM também retomará os contatos com novas cidades dos estados a seguir mencionados, sempre com plena gratuidade.
Discriminamos abaixo o total de coleções enviadas até o momento por estado.
Rio Grande do Sul: 541 (todos os municípios, mercê da participação da diligente coordenadora estadual das bibliotecas).
São Paulo: 215
Paraná: 95
Santa Catarina: 50
Minas Gerais: 56
Goiás: 25
Mato Grosso: 18
Espírito Santo: 14
Mato Grosso do Sul: 14
Total= 1028
O GEEM, por meio de seu departamento dedicado aos deficientes visuais, denominado Divulgação Braille Casimiro Cunha, vem realizando também tarefa semelhante, ampliando os contatos com bibliotecas públicas e instituições particulares que já dispõem de livros em Braille e/ou livros fonados.
Desde agosto passado, esses livros são ofertados a novas entidades que se interessem em disponibilizá-los aos deficientes visuais de seus municípios. Atualmente são contempladas 91 salas de leitura espalhadas pelo país.
Os leitores que puderem cooperar conosco, por favor, procurem nos seus municípios o órgão competente e ofereçam nossos livros sempre em cortesia.
Entrem em contato com o GEEM pelo e-mail geem@geem.org.br ou por telefone (11-4109-7122).
Cabe-nos agradecer aos Espíritos que nos orientam, rogando-lhes continuem conosco para a consecução desse objetivo, que acolhemos por importante delegação dos Planos Maiores. Já atingimos metade da meta que nos sugeriram os amigos espirituais.
Pedimos também nos inspirem a concretizar-lhes o objetivo de levar à gente sofrida deste mundo de tanta dor a mensagem do Nazareno, a fim de que a expiação e as provas nos deixem, e possamos viver em paz e alegria, guardando n’alma a esperança de dias melhores.
A Rolando, fundador do GEEM, e a Chico Xavier, que nos ensinou o ‘dai de graça o que de graça recebestes’, nossa eterna gratidão. Que ambos nos acompanhem, seja nos momentos felizes, seja naquelas horas em que a palavra de alento e esperança se nos torna essencial na caminhada terrena.
Feliz Natal e um ótimo 2018 a todos os nossos leitores.
Caio Ramacciotti/GEEM

Fotos

Biblioteca Pública Municipal de Sete Barras-SP

A Prefeitura de Sete Barras – SP em nome do município fica grata pelo acervo ofertado, grande abraço!
Deka Rodrigues
Diretor de Cultura, Turismo e Lazer

Mapa Região Sul

Mapa Região Sudeste

Natal no coração

Abençoadas sejam as mãos que, em memória de Jesus, espalham no Natal a prata e o ouro, diminuindo a miséria e a necessidade, a fome e a nudez!…
Entretanto, se não forem iluminados pelo amor, que ajuda sempre, esses flagelos voltarão amanhã, como erva daninha que espreita a ausência do lavrador.
Não retenhas, assim, a riqueza do coração, que podes dar tanto quanto o maior potentado da Terra!
Deixa que a manjedoura de tua alma se abra, feliz, ao Soberano Celeste, para que a luz te banhe a vida.
Com Ele, estenderás o coração onde estiveres, seja para trocar um pensamento compassivo com a palavra escura e áspera ou para adubar uma semente de esperança, onde a aflição mantém o deserto!
Com Ele, inflamarás de júbilo os olhos de algum menino triste e desamparado, e uma simples criança, arrebatada hoje ao vendaval, pode amanhã ser o consolo da multidão…

Com Ele, podes oferecer a bênção da tolerância aos que trabalham contigo, transformando o altar de teu pão em altar de Deus!…
Que tesouro terrestre pagará o gesto de compreensão no caminho empedrado, o sorriso luminoso da bondade no espinheiro da sombra e a oração do carinho e do entendimento no instante da morte?
Natal no mundo é a epopeia do reconhecimento ao Senhor. Natal no mundo é a comunhão com Ele próprio.
Ainda que te encontres em plena solidão da pobreza e do infortúnio, sai de ti mesmo e reparte com alguém o dom inefável de tua fé.
Lembra-te de que Ele, em brilhando na manjedoura, tinha consigo apenas o amor a desfazer-se em humildade e, em agonizando na cruz, possuía apenas o coração, a desfazer-se em renúncia…
Mas, usando tão somente o coração e o amor, sem uma pedra onde repousar a cabeça, converteu-se em Salvador do Mundo e, embora coroado de espinhos, fez-se o Rei das Nações para sempre.

Meimei

Os Dois Maiores Amores – F.C.Xavier/Espíritos Diversos

Edição GEEM

Notícias

1)Recordando Kardec.
Outubro é o mês do aniversário de Allan Kardec.
Nascido a 3 de outubro de 1804, em Lion, a importante cidade do centro-sul da França, cortada pelo Ródano, o codificador da nossa doutrina espírita lançou a primeira obra básica do Espiritismo, O Livro dos Espíritos, aos 52 anos, no dia 18 de abril de 1857, auxiliado pela mediunidade de duas jovens, as irmãs Baudin.
Obrigado, Kardec, por nos ensinar que há vida após a morte e que renascemos em novas existências, no longo aprendizado do amor a Deus a ao próximo.

2) Realizou-se na Austrália, de 1 a 3 de setembro passado, o I Festival de Filmes Espíritas, sob o tema “O presente da vida”. A programação contou com a exibição de longas-metragens, exposição de livros, apresentação de músicas, além de seminários em torno do tema que induz à reflexão sobre o suicídio e a prática da gratidão. (fonte: febnet.org.br).

3)Ismael Gobbo, em suas ‘Notícias do Movimento Espírita’, de 17 de outubro de 2017, apresenta belas fotos do Mar da Galileia, que veremos a seguir. Essas imagens se referem às cidades vizinhas de Cafarnaum e Tagbha, que junto de outros povoados, desenhavam um colar de pérolas em torno do imenso lago, formado pelas águas do Jordão. O ‘mar’, a areia, os montes nos fazem rememorar a presença de Jesus, pregando aos discípulos e à gente humilde da Galileia, sobretudo às margens do Tiberíades, nas cidades do noroeste: Corazim, Cafarnaum, Magdala, Dalmanuta e Betsaida, ao norte, no limite com a então
tetrarquia de Filipe.

FOTO 1

Em primeiro plano, o Monte das Bem-aventuranças nas proximidades de Cafarnaum. No centro, o Mar da Galileia. (Foto e legenda de Ismael Gobbo)

FOTO 2

Mar da Galiléia, Israel. Banhistas nas proximidades de Tabgha, onde é registrado o episódio da multiplicação dos pães e dos peixes.
(foto e legenda de Ismael Gobbo)

Conheça Nossas Atividades

I – Departamento Editorial Batuíra

Divulgação da vida e obra de Francisco Cândido Xavier
– Livros e Revista Comunicação®
– Centro de Estudos Chico Xavier
– Divulgação Braille Casimiro Cunha

Reuniões Espíritas:
– Centro Espírita Maria João de Deus
São Bernardo do Campo (2ªs e 6ªs às 20h)

Programa No Limiar do Amanhã (sábados às 19 horas)
– Rádio Morada do Sol São Paulo-SP – (AM-1260 khz)
– Rádio Morada do Sol Araraquara-SP – (AM-640khz)

II – Departamento Filantrópico Nosso Lar

Atendimento a famílias e gestantes:

Entre em contato conosco!

Visite nosso site e ‘curta’ a página do Facebook

Internet: www.geem.org.br
Facebook: Geem – Grupo Espírita Emmanuel
E-mail: geem@geem.org.br
Telefones: (11) 4109-7960 e (11) 4109-7122

Expediente

REVISTA COMUNICAÇÃO

Copyright 2017 by GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2857
Caixa Postal 222
São Bernardo do Campo – SP (09720-971) — BR

Tel: (11) 4109-7960 | 4109-7122

Diretor: Caio Ramacciotti
Jornalista Responsável: Mário Augusto R. Vilela
Colaboração: Vivaldo da Cunha Borges – in memoriam

COMUNICAÇÃO®
Registro/INPI sob o nº 006.359.167 – prorrogado em 2006.
Matrícula – Lei de Imprensa/sob o nº 41.071

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer meios, tais como: eletrônicos, e-mail, mecânicos, por fotocópia, gravação ou outros, sem a permissão expressa e escrita do titular dos direitos autorais.

Tiragem: 25.000 exemplares

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

Quarta Capa
Untitled-1