Lúcia Magalhães Gomes Ramacciotti

Lúcia Magalhães Gomes Ramacciotti24/06/1946 – Guaxupé – MG
16/12/1993 – São Paulo – SP

Descendente de família com sólidas raízes nas Minas Gerais, de formação católica.

Filha do Dr. Roberto Ribeiro Magalhães Gomes, médico humano, querido e respeitado em toda a região, e de D. Yvette Ribeiro Magalhães Gomes, sendo seus irmãos Roberto, João Carlos e Cristina.
Estudiosa, disciplinada, forma-se na Escola Normal e posteriormente em Letras, com licenciatura plena em Português e Inglês. Ainda muito jovem inicia-se no magistério e, nos anos 70, muda-se para Uberaba, Minas, dando continuidade ao seu trabalho e intensificando contatos com os menos favorecidos.

Seu espírito altruísta começa, então, a alçar voos maiores, moldando de forma definitiva sua característica mais marcante: o sorriso, o jeito carinhoso e meigo de falar, o respeito e tratamento igual a todos, qualquer que fosse a condição social, cultural, religiosa das pessoas.

A grande mudança em sua vida inicia-se no final de 1971, quando veio a conhecer, na mesma Uberaba, um jovem estudante de medicina, na ocasião em visita a Chico Xavier…

Casa-se em 1973 com esse jovem, Paulo de Tarso Ramacciotti, e dessa união nascem 3 filhos, hoje profissionais liberais ( Juliana, arquiteta – Paulo, médico – Marina, advogada).

Em 1975 fixa residência em São Bernardo do Campo – SP, abraça o espiritismo sob influência do marido, renuncia ao magistério, no qual, sem dúvida, conquistaria invejáveis posições e dedica-se integralmente ao lar, à família nascente e às obras assistenciais do Nosso Lar/GEEM, deixando exemplar trabalho, principalmente junto às gestantes carentes, prestando uma assistência muito bonita a essa gente tão sofrida.Em justa homenagem, o grupo que dirigiu passou a chamar-se Grupo de Gestantes Lúcia Magalhães Gomes Ramacciotti.

Quando no esplendor de sua vida, com a família estruturada e intenso e profícuo trabalho, sobretudo na assistência ao próximo, parte aos 47 anos, rumo da espiritualidade, deixando imenso vazio entre todos os que tanto a amam: esposo, filhos queridos, familiares e amigos.

Observa quem com ela conviveu que, já entendendo a nossa finalidade aqui na Terra, quis ir além do Bojador e com muita determinação foi muito além da dor, passando pela duríssima prova que escolheu, não obstante entendermos que sua alma já se redimira ao longo dos séculos.

GEEM com a colaboração de Paulo de Tarso Ramacciotti