Mudanças e Problemas

Aflição que devemos analisar intimamente, a fim de se lhe evitar os perniciosos efeitos: a inquietação diante de mudanças necessárias à vida.

Anotemos a lei da renovação nos fundamentos da natureza.

Não fosse o abandono no claustro da terra e a semente não se converteria no vegetal que enriquece o campo.

Não emurchecesse a flor e o fruto não surgiria. Afastemos do raciocínio a ideia de que os eventos menos felizes sejam sempre tribula-ções para resgate de dívidas do passado ou do presente, quando semelhantes tribulações em maioria são provas beneméritas análogas àque-las da escola, em cujo currículo de lições as disciplinas são medidas indispensáveis para que a ignorância dê lugar à instrução.

Registremos a expressão “às vezes”, para apresentar certas ocorrências, de modo a observar que nem sempre o chamado sofrimento expiatório é o preço do progresso e da sublimação espiritual.

Sem o fracasso em determinadas empresas, não ganharíamos experiência para movimentar empreendimentos maiores;

Sem as advertências da enfermidade, em muitos casos, não saberíamos como preservar
a saúde;

Sem a perda de recursos materiais, comumente ignoramos os valores do espírito;

Sem a solidão de quando em quando, ser-nos-ia muito difícil prestigiar o tesouro das afeições, e, muitas vezes, sem a falta de uma pessoa querida, não se consegue descobrir aqueles outros entes queridos que nos aguardam a amizade e a compreensão, a fim de ampliarem a nossa própria alegria.

Quando a mudança te procure, impelindo-te a aceitar novos climas de trabalho e novos campos de vivência, não recalcitres contra os ditames da vida que, com isso, te requisitam a processos de melhoria e burilamento, progresso e promoção.

Problemas, em si, constituem alavancas de elevação e bases de ensino renovador.

Nenhum ser avançará sem eles nas trilhas evolutivas. E, se nos queixamos, em muitas circunstâncias, de lutas e crises em excesso, nas faixas da experiência humana, é que, na Terra, habitualmente, sessenta por cem de nossos problemas se referem a questões que dizem respeito às áreas das experiências dos outros ou se reportam unicamente a conflitos-fantasmas que se nos erguem da imaginação naquilo que, em verdade, nunca aconteceu.

 

(Do livro Momentos de Ouro – F.C.Xavier / Espíritos diversos – edição GEEM)