Revista Comunicação #202 – Julho/Setembro 2013

Leia nossa edição digital

Download no formaro ePUB

Download no formaro MOBI

Editorial

Caro leitor.

Faz 11 anos que Francisco Cândido Xavier nos deixou, mas sua presença espiritual permanece viva em todos nós que o admiramos.

Em sua homenagem, relembrando o dia 30 de junho de 2002, publicamos a crônica sobre Emmanuel, com comentários a respeito de sua conversão à mensagem de Jesus, que entendemos ser o seu caminho de Cafarnaum, recordando Paulo de Tarso.

A coluna “A Palavra de Emmanuel” nos oferece belíssima página com o sugestivo título: Abençoa e Segue.

Boa leitura!

 

GEEM – Grupo Espírita Emmanuel
São Bernardo do Campo, 1° de julho de 2013

Jesus, Paulo e Emmanuel
(O Caminho de Cafarnaum)

— Senador, por que me procuras?
E, espraiando o olhar profundo na paisagem, como se desejasse que a sua voz fosse ouvida por todos os homens do planeta, rematou com serena nobreza:
— Fora melhor que me procurasses publicamente e na hora mais clara do dia, para que pudesses adquirir, de uma só vez e para toda a vida, a lição sublime da fé e da humildade… Mas, eu não vim ao mundo para derrogar as leis supremas da natureza e venho ao encontro do teu coração desfalecido!…*
(*Há dois mil anos – F.C.Xavier/Emmanuel – ed.FEB)

Foram as primeiras palavras de Jesus a Publius Lentulus, em Cafarnaum, próximo ao lago de Genesaré.

O senador saíra de casa, desesperado com a saúde da filha, para, a pedido de Lívia, encontrar Jesus e rogar-lhe a cura de Flávia.

Ao reconhecer o Mestre, Publius ajoelhou- se e ouviu longa exposição, encaminhando- o à renovação interior. Também Jesus lhe falou da cura de Flávia, que efetuaria, atendendo às súplicas de Lívia.

Por alguns instantes, sob o olhar surpreso do senador, o Mestre transfigurou-se, orando ao Pai, com lágrimas nos olhos, e removeu à distância as chagas da pequenina Flávia.

Como entendermos o significado desse sublime encontro de Jesus com Publius Lentulus, sob a atmosfera impregnada com o suave perfume das águas do Rio Jordão e iluminada pela luz opalina da lua que se assestava no firmamento?

Recordando a visita de Jesus a Saulo de Tarso no caminho de Damasco.

A reação de Paulo foi diversa da manifestada por Publius Lentulus.

Faltava ao apóstolo dos gentios apenas a convocação do Mestre para que ele, por 30 anos ininterruptos, dia e noite, levasse à gentilidade a mensagem de Vida Eterna, percorrendo caminhos, áridos, tortuosos, para alcançar a Ásia Menor, os Balcãs e, enfim, chegar a Roma, onde, vilipendiado por Nero, foi decapitado.

Publius Lentulus tinha a mesma envergadura intelectual de Paulo de Tarso e, como ele, já estava preparado para o seu caminho de Cafarnaum, quando ajoelhou-se ante o Divino Mestre.

Mas, havia ainda provas redentoras para enfrentar. Era necessário destilar os efeitos de sua atuação como cônsul de Roma à época de Cícero, um século antes, e eliminar o espinho que lhe fustigava o espírito desde então.

É evidente que sua posição de destaque no mundo de César, num primeiro momento, também pesou em sua reticência em seguir os conselhos de Jesus. E também a sórdida calúnia que Fúlvia plantou em seu coração, fazendo-o distanciar-se de Lívia, o que lhe infligiu grande sofrimento, compôs esse cadinho de convulsões interiores que sacudiram o espírito do ínclito senador.

Contudo, os padecimentos por que passou, enfrentados com a bravura de seu privilegiado espírito, levaram-no a menos de meio século depois, ao lado da filha Flávia e de Ana, a abraçar o apelo de Jesus.

Ao longo dos séculos seguintes, por dois mil anos, sem cessar, com diversas roupagens, o velho senador, que sucumbiu sob a tormenta de Pompeia, continua pregando, vivenciando, em extrema renúncia, a mensagem do Nazareno.

E nós, espíritos na incipiência de nossas opções ante Jesus?

Para Paulo bastou que o Mestre dissesse:

— Saulo, Saulo, por que me persegues?

Para Emmanuel, as palavras de Jesus foram suficientes para que, em poucas décadas, despindo-se de compromissos ainda pendentes, assumisse, com o mesmo fervor de Paulo, a condição de apóstolo do Mestre, servindo ao longo do tempo até nossos dias.

Seus exemplos são fundamentais para nós, que principiamos a antever a blandície que emana das palavras do Mestre.

O próprio Emmanuel, em uma de suas manifestações pela mediunidade do Chico,é piedoso conosco, destacando que não precisamos enfrentar os horrores por que passaram os missionários do Bem ao tempo de Jesus e os padecimentos que lhes foram inflingidos nos primeiros séculos da era cristã.

Esses espíritos valorosos prepararam-nos o caminho a percorrer, transformando veredas inexpugnáveis em estradas asfaltadas, com árvores generosas à sua margem, propiciando-nos momentos de lazer e meditação.

A santidade está longe de nossos projetos, mas o amor pode iluminar-nos a vida, para que sejamos úteis ao semelhante, pacientes ante as nossas dificuldades, adormecendo e despertando sob as Bênçãos do Mais Alto.

Ou, em síntese, podemos buscar a cada instante de nossas vidas o que, em sua simplicidade saudosa, Chico Xavier nos ensinou: o primeiro e único mandamento de Jesus.

— Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei!

E amou realmente, ao relevar a Judas Iscariotes, perdoando as vacilações de Pedro, a inoportuna dúvida de Tomé e ao pedir, exangue na Cruz, a João que amparasse Maria.

 

Caio Ramacciotti

A Palavra de Emmanuel

(O pensamento do mentor espiritual de Chico Xavier a respeito de temas da atualidade: conselhos e ponderações sobre as atribulações de nossos tempos.)

Abençoa e Segue

Sofres, talvez, muito mais pelos outros que por ti mesmo.
Isso ocorre, especialmente quando te reconheces no Plano Físico, na condição da criatura engajada nos embates constantes da luz que dissipe as trevas ou do bem que extinga o mal.

Em muitas ocasiões, cultivas a inteligência e percebes, para logo, as inteligências que se burilam para a exaltação do egoísmo próprio.

Não raro, aprimoras o sentimento e surpreendes os que te recebem os melhores investimentos de amor, congelando-te o trato na indiferença.

Frequentemente, compreendes os que não te compreendem e amas aqueles corações que ainda não te conseguem amar.

Ainda assim, mesmo que a solidão interior te flagele nos recessos do espírito, não te lastimes e prossegue agindo e servindo sempre.

Convence-te de que estás passando por um mundo em construção, com o dever de edificar a Vida Melhor em ti mesmo.

Por muito te afeiçoes a criaturas determinadas, recorda que todos nós, os que nos achamos em ação, no aperfeiçoamento do Planeta, estamos na condição de colegas uns dos outros, nem sempre dispostos à desincumbência dos compromissos assumidos e sempre suscetíveis de queda e erro.

Impraticável carregar conosco os que voluntariamente se marginalizam na negação. Seres queridos, muitas vezes, assumem atitude positivamente contrária a tudo aquilo de melhor que esperávamos deles.

Temos os que se anestesiam na inutilidade e no supérfluo, esquecidos de que os recursos materiais são empréstimos da Divina Providência para a execução das tarefas que lhes cabe realizar;

– os que vagueiam no curso de uma existência inteira, procurando a realidade de Deus, como quem acende uma vela para enxergar o Sol;
– os que desertam da fé receando responsabilidades e encargos e
– aqueles outros que não se harmonizam com a disciplina, entregando-se facilmente à rebeldia e à dispersão.

Não pares na estrada a percorrer, com o propósito de disputar-lhes apoio e entendimento.

O apoio que pudermos oferecer ao bem dos outros é sempre benefício a nós mesmos, e a compreensão nasce da maturidade que apenas o tempo e a experiência conseguem acumular.

Se conheces companheiros que se te distanciaram do caminho em que te dedicas a aprender e a permanecer, trabalhar e servir na Seara da Luz, entrega-os a Deus e segue para diante.

Deus tem recursos para auxiliar a todos e socorrer-nos a cada um.

 

Emmanuel
(Do livro Calma – Francisco Cândido Xavier/Emmanuel – Edição GEEM)

Nossas Atividades

1) Ao longo do mês de abril passado, realizou-se, no Salão Branco do Congresso Nacional, a exposição “O brasileiro Chico Xavier”, com fotos e textos que lembram a trajetória do médium.

2) A 13 de abril, no Centro Espírita Maria João de Deus, em São Bernardo do Campo, o GEEM editou mais um livro de Chico Xavier: Rolando uma vida de renúncia e trabalho, com a presença de familiares e amigos de Rolando Ramacciotti.

3) O 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, nos dias 12 e 13 de outubro de 2013. Inscreva-se. Mais detalhes: www.vinhadeluz.com.br.

4) Nova reedição: Em 9 de maio de 2013, o GEEM colocou à disposição do leitor a 23ª edição do livro Calma (F.C.Xavier/Emmanuel). São 206.000 exemplares já impressos! Para os primeiros 25 e-mails e para as primeiras 25 cartas, via correio, enviaremos um exemplar gratuito deste nosso best seller. (geem@geem.org.br).

Nossas Atividades

I – Departamento Editorial Batuíra

Divulgação da vida e obra de Francisco Cândido Xavier
– Livros e Revista Comunicação®
– Centro de Estudos Chico Xavier
– Divulgação Braille Casimiro Cunha

Reuniões Espíritas:
– Centro Espírita Maria João de Deus
São Bernardo do Campo (2ªs e 6ªs às 20h)

Programa No Limiar do Amanhã (sábados às 19 horas)
– Rádio Morada do Sol São Paulo-SP – (AM-1260 khz)
– Rádio Morada do Sol Araraquara-SP – (AM-640khz)

II – Departamento Filantrópico Nosso Lar

Atendimento a famílias e gestantes:

Internet: www.geem.org.br
E-mail: geem@geem.org.br
Telefones: (11) 4109-7960 e (11) 4109-7122

Expediente

REVISTA COMUNICAÇÃO

Copyright 2015 by GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2857
Caixa Postal 222
São Bernardo do Campo – SP (09720-971) — BR

Tel: (11) 4109-7960 | 4109-7122

Diretor: Caio Ramacciotti
Jornalista Responsável: Mário Augusto R. Vilela
Colaboração: Vivaldo da Cunha Borges – in memoriam

COMUNICAÇÃO®
Registro/INPI sob o nº 006.359.167 – prorrogado em 2006.
Matrícula – Lei de Imprensa/sob o nº 41.071

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer meios, tais como: eletrônicos, e-mail, mecânicos, por fotocópia, gravação ou outros, sem a permissão expressa e escrita do titular dos direitos autorais.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

Quarta Capa

GEEM