Revista Comunicação #241 – Julho 2022 / Setembro 2022

Clique abaixo para ler a edição digital

Visita aos pais saudosos – Lições de Francisco Cândido Xavier e Lançamento do livro João Batista

Download no formato ePUB

Download no formato MOBI

 

A Palavra de Emmanuel

(O pensamento do mentor espiritual de Chico Xavier a respeito de temas da atualidade: conselhos e ponderações sobre as atribulações de nossos tempos)

Atentai vós que ouvis

Atentai vós que ouvis… Jesus
Marcos, 4:24

*
Frequentemente lastimamos enganos de que somos vítimas ou deploramos obstáculos com que não contávamos, absoluta-mente desvinculados de advertências edificantes que nos enriquecem a alma.
Esperamos que amigos nos evitem aborrecimentos, que instrutores nos garantam o passo…
As leis que nos regem, contudo, se expressam por evolução, crescimento, disciplina, responsabilidade.

*
Uma criança, nos primeiros tempos da experiência física, decerto contará com o amparo materno ou com o auxílio de pajens dedicados, a fim de equilibrar-se nos próprios pés; todavia o tempo desenvolver-lhe-á entendimento e forma, situando-a na idade da razão.
Chegada a esse ponto, a criatura já não pode refugiar-se no regaço alheio, para obter apoio e condução.
Colocada entre os adultos, que gravitam em torno de interesses variados, é com-pelida a defrontar-se com os problemas que lhe digam respeito, de modo a resolvê-los com vistas à própria sublimação espiritual.
Imperioso, dessa forma, que não se renda culto à desatenção nos caminhos da vida.
Nos menores e maiores acontecimentos do cotidiano, é preciso saibamos analisar, de raciocínio sereno, que sugestões edificantes a fé nos proporciona ou que lições vivas a experiência nos traz.

*

Imaginemos alguém atravessando a via pública, sem a menor consideração para com os avisos do trânsito, ou contraindo dívidas sem a mínima ideia de que responderá pelos próprios atos. Claramente que, por fim, esbarrará com desastre e insolvência.
Assim também na vida moral. Ninguém vive acertadamente sem ponderação, equilíbrio, discernimento, autoexame. Reflitamos em nossos compromissos, deveres, tarefas, necessidades.
Para que nos premunamos contra dispa-rate e imprudência, Jesus foi persuasivo, exortando-nos pelos apontamentos de Marcos:
— Atentai vós que ouvis.

Bênção de Paz, F.C Xavier/Emmanuel
Edição GEEM

Visita aos pais saudosos
Lições de Francisco Cândido Xavier

 

Foram milhares de cartas que Chico Xavier psicografou de entes queridos que partiram e, do Plano Espiritual, voltaram para consolar os familiares saudosos.
Mas, muitos pais não puderam receber a palavra do filho que perderam. A dor que os envolve pode, contudo, ser atenuada.
Nesse sentido, o GEEM lançou per-manente campanha para enviar livros de Chico Xavier a familiares enlutados.
É como se o soberano Sol, com seus primeiros raios do dilúculo, lhes aquecesse a alma. Já ao início da leitura, seus olhos voltarão a brilhar. Jesus os abençoe a todos, em sua Infinita Bondade.
Caro leitor, colabore conosco, divulgando nossa campanha.

Pessoas Queridas

Claro que já compreendes que a pessoa querida é um mundo a parte, muitas vezes com sentimentos e raciocínios muito diversos dos teus.

Entendamos a situação de cada individualidade, dentro do contexto de necessidades e provas de que se faça portadora, e respeitemo-la na problemática que apresente.

Incentivemos os familiares queridos a fazerem o melhor de si mesmos, sem, no entanto, desconsiderar-lhes a vocação para as tarefas mais simples.

Atendamos ao imperativo do diálogo construtivo em que as nossas sugestões de melhoria possam ser plenamente enunciadas.


Se os nossos roteiros mais nobres não forem atendidos, desde que estejamos tratando com criaturas a quem as leis humanas já conferiram os direitos da maioridade, seria violência de nossa parte encarcerá-las em nossos pontos de vista.

Planejamos a ventura conjugal para nossos filhos enquanto na Terra, entretanto, na hipótese de haverem nascido para uniões de resgate difícil, seria perigoso compeli-los à fuga do caminho a percorrer.

Estimaríamos honorificar descendentes amados com os títulos acadêmicos do mais alto porte, todavia muitos terão vindo até nós, quando no Plano Físico, para os mais rudes encargos, cabendo-nos respeitá-los.

Se almas queridas jazem caídas no erro, quando terão vindo ao mundo com a promessa de superar induções à queda, não as reprovemos ou condenemos de modo algum, e sim saibamos deixar-lhes o caminho livre, tanto quanto possível, para fazerem da vida que lhes é própria o que melhor lhes pareça.

Não obrigues ninguém a viver conforme os teus padrões de comportamento, de vez que não suportarias imposições alheias em teu modo de ser.

Em suma: conserva serenidade ante as escolhas do próximo e vive a própria vida, deixando aos outros a liberdade de viver a existência que Deus lhes concedeu.

(Calma, F.C.Xavier/Emmanuel)
Edição GEEM

João Batista

4 de abril de 2022!
Foi uma noite histórica. Em reunião on line, com uma centena de participantes, o GEEM lançou o livro João Batista, de Clóvis Tavares, enriquecido pelos traços biográficos do pai, muito bem elaborados por Flávio Mussa Tavares.
Dr. Flávio, seu filho, respondeu a perguntas a respeito do texto paterno e também falou um pouco sobre a figura extraordinária de Clóvis Tavares.
Sobre João Batista, a primeira indagação que fizemos foi se sua decapitação teve relação com reencarnação passada, nove séculos antes de Jesus, quando, na roupagem física de Elias, mandou matar 400 profetas.
Os evangelhos nos trazem a palavra do Mestre, afirmando que Elias voltou, e os judeus tradicionais do Sinédrio não se aperceberam de seu retorno.
O Dr. Flávio reiterou a afirmativa de Jesus, lembrando as palavras do Mestre e citando semelhança de comportamento, até nas singulares vestes desses dois profetas.
Inquirido sobre a decapitação, qual o fizera o pai no livro, Flávio entendeu não ser oportuno falar em reparação de débitos anteriores de alguém que Jesus observou ser dos filhos de mulher “o maior de todos”.
Assim, exaltou a angelitude de João Batista que, como sabemos, era primo de Nosso Mestre, filho de Isabel, irmã de Maria. Flávio relatou o que nos ensinam os evangelistas.
Mas, como foi possível João Batista reconhecer Jesus, pois somente o conhecera na infância, naquele encontro próximo ao Lago de Genesaré, quando o Mestre o pro-curou para ser batizado nas águas do rio Jordão?
A explicação é simples e rica de valores espirituais: sobre a fronte do Mestre pousava uma luminosa pomba, considerada a ave pura a simbolizar a presença divina, reconhecendo, assim, João Batista a figura excelsa de Jesus.
E, com humildade, disse a Jesus que, se não era digno de desatar-lhe as sandálias, como poderia batizá-lo? Mas, o batizou pela perseverança de Jesus em ser banhado no Jordão.
Flávio também destacou a importância de João Batista como precursor da vinda do Mestre. Ainda falou do seu sacrifício imposto por Herodes, atendendo o perverso pedido de Herodíades.

Foi o 4 de abril passado uma noite feliz. Pudemos conhecer um pouco da vida daquele que voltaria, mais tarde, como o Consolador Prometido por Jesus aos apóstolos.
Pedimos, à conclusão da reunião na-quela agradável noite, que Flávio falasse do pai, de quem o Chico sempre me fez referências eivadas de respeito e afeição. Ele o fez descrevendo, com carinho filial, quem foi seu saudoso pai: homem simples, boníssimo, dotado de invulgar cultura, amigo incondicional de Chico Xavier.
Conhecia tudo de religião, história ocidental e do Espiritismo. Professor de Direito Internacional, falava inglês, italiano, francês e castelhano e até conhecia taquigrafia, o que lhe dava mais rapidez nos seus escritos e anotações.
Autor de numerosa e importante obra, escreveu livros que retratam sua vivência com Chico Xavier, entre eles Amor e Sabedoria de Emmanuel e Trinta Anos com Chico Xavier.
Algo na reunião que não foi possível comentar, dado o tempo restrito, foi o vínculo de Clóvis Tavares com Santos Dumont, materializado no nascimento do primeiro filho de Clóvis e D. Hilda, o Carlinhos, que faleceu aos 17 anos.
A história dessa criança é comovente.
Jesus abençoe nosso saudoso Clóvis Tavares, junto, no Plano Espiritual, de seu fraternal amigo Francisco Cândido Xavier.
Rogamos que esses discípulos do Mestre de Nazaré nos visitem sempre com suas lições de amor e esperança.

Caio Ramacciotti

Estrela

Mãezinha querida.
Enquanto a música festiva celebra a passagem de teu dia na Terra, venho falar-te a sós. Sei que te ocultas na humildade, como se não fosses a nossa heroína de cada dia, entre-tanto estás escondida entre nós, qual estrela brilhando na escuridão!…
Ante os poemas de louvor com que te honram a bênção, entro no santuário da me-mória para lembrar-te. E recolho, na concha da saudade, as canções com que me guardaste o berço, as palavras de ternura com que me deste apoio aos primeiros passos, o aconchego de teu colo e o veludo de tuas mãos…
Mas, revejo igualmente o olhar agoniado com que recebias o golpe de nossos erros e o teu silêncio misturado de lágrimas, quando nosso gesto impensado te buscava ferir.
Nunca falaste em perdão, porque nunca te detiveste nas nossas faltas, para seres, em nossa estrada, somente amor. Sei agora, contudo, quantas cruzes invisíveis de sofrimento te algemamos no coração…
Os dias passaram, ensinando-me o alfa-beto da experiência no livro de tua própria renúncia, e eis-me aqui, de alma renovada, para exaltar-te a glória desconhecida.
Quisera ofertar-te os mais belos tesouros do mundo, no entanto, Mãezinha, o ouro da terra é simples metal duro e frio, quando se trata de brindar uma estrela…
Trago-te, assim, as flores do meu afeto, para que o perfume da minha oração de enternecimento e alegria desfaleça de amor aos teus pés, no trono de sacrifício em que Deus te coloca.
E, estendendo os meus braços sequiosos de teu carinho, repito, de novo, em preces:
– Estrela divina, envolve-me em tua luz!…
Meimei
Os Dois Maiores Amores – F.C.Xavier. Autores Diversos/ Edição GEEM

Dia do Livro

23 de abril é a data em que comemo-ramos o Dia do Livro. Oferecemos ao leitor os versos belíssimos de Castro Alves, o poeta condoreiro do século 19.

Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!

(Castro Alves -Espumas Flutuantes, 1870)

O GEEM semeia à mão cheia os livros de Francisco Cândido Xavier, que nos trazem ensinamentos, consolo ante as lutas de cada dia. Mostram-nos também a afeição do saudoso médium por Nosso Senhor Jesus Cristo.

NOTÍCIAS

1) A 2 de abril de 2022, aniversário de nascimento de Chico Xavier, a União Municipal Espírita de Viamão (RS) e a FERGS proporcionaram agradável live sobre a vida e obra do saudoso médium. O GEEM esteve presente pelo seu Diretor Presidente, Caio Ramacciotti e a Assistente de Diretoria Roberta Ferreira Pedreiro, em inolvidável noite.
O GEEM, após o evento, enviou perto de 1.000 exemplares de seus livros editados para serem distribuídos, sempre em cortesia, aos espíritas da região. Agradecemos a atenção que Guilherme del Valle da Silva e os demais amigos presentes nos dispensaram.
2) O 1º Mês Espírita Mundial foi realizado em abril passado com a participação de espíritas de 36 países. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da TV Mundo Maior.
3) GEEM e os novos lançamentos. Todos os nossos livros são psicografados por Francisco Cândido Xavier ou sobre sua vida e obra. Já programados: O Tempo e o Amor e O Chico que Conheci.

Conheça Nossas Atividades

I – Departamento Editorial Batuíra

– Vida e obra de Francisco Cândido Xavier
– Edição de livros e da revista Comunicação®
– Centro de Estudos Chico Xavier
– Divulgação Braille Casimiro Cunha

Reuniões Espíritas:
Centro Espírita Maria João de Deus
São Bernardo do Campo (segunda-feira às 20h e sábados às 16h)

Programa No Limiar do Amanhã
(sábados às 19 horas)
Rádio Morada do Sol – São Paulo – SP
(AM-1260 kHz)
Rádio Morada do Sol – Araraquara – SP
(AM-640kHz)
(ouça-o também em nosso site)

II – Departamento Filantrópico Nosso Lar

Atendimento a famílias e gestantes:

Entre em contato conosco!

Visite nosso site e ‘curta’ a página do Facebook

Internet: www.geem.org.br
Facebook: Geem – Grupo Espírita Emmanuel
E-mail: geem@geem.org.br
Novo WhatsApp: (11) 97855-4401
Telefones: (11) 4109-7960 e (11) 4109-7122

Expediente

REVISTA COMUNICAÇÃO

Tiragem: 25.000 exemplares

Copyright 2022 by GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2857
Caixa Postal 70
São Bernardo do Campo – SP (09720-971) — BR

Tel: (11) 4109-7960 | 4109-7122

Diretor: Caio Ramacciotti
Jornalista Responsável: Mário Augusto R. Vilela
Colaboração: Vivaldo da Cunha Borges – in memoriam

COMUNICAÇÃO®
Registro/INPI sob o nº 006.359.167 – prorrogado em 2016.
Matrícula – Lei de Imprensa/sob o nº 41.071

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer meios, tais como: eletrônicos, e-mail, mecânicos, por fotocópia, gravação ou outros, sem a permissão expressa e escrita do titular dos direitos autorais.

Site: www.geem.org.br e-mail: geem@geem.org.br
Novo Whatsapp: (11) 97855-4401
Leia em nosso site a edição digital desta revista. Disponível também em e-Pub e Amazon Kindle.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

 
SITE

FACEBOOK

Sempre Chico